O que é normalização?
A normalização é um tipo de tratamento térmico.Objetivos da normalização
O objetivo da normalização é a obtenção de uma microestrutura mais fina e uniforme (homogênea).Esse processo é conhecido no meio metalúrgico como "o refinador de grãos".
A normalização é possivelmente o único método que existe para melhorarmos TODAS as propriedades do material: dureza, resistência tenacidade, ductilidade...
Este tratamento pode ser parte intermediária de outros tratamentos térmicos, as vezes usada antes do tratamento de têmpera.
É usada também como uma forma de "resetar" a microestrutura do material. Por exemplo, podemos usá-la após um tratamento térmico mal sucedido para evitar perder o produto.
Procedimento de normalização
A normalização consiste no aquecimento da peça a uma temperatura acima da
zona critica (temperatura A3 ou temperatura Acm) seguido de resfriamento ao ar.É necessário que toda a estrutura se austenitize (transforme) antes do resfriamento e para isso deve manter-se a essa temperatura mais alta por um dado tempo.
O tempo de manutenção do aquecimento acima da temperatura A3 depende da espessura da peça a ser tratada. É usual adotar 1 hora por polegada de espessura quando não temos outra referência (norma por exemplo).
Microestrutura obtida
Os constituintes que se obtém da normalização do aço carbono são ferrita e perlita fina (aços hipoeutetóides) ou cementita e perlita fina (aços hipereutetóides). Dependendo do tipo de aço pode-se, eventualmente, obter bainita.O aço normalizado fica um pouco menos dúctil que o aço recozido.
Restrições a normalização
Nem todos os aços devem ser normalizados. Alguns podem
temperar mesmo no ar "calmo".
Sempre deve ser buscada uma alternativa com materiais comuns (e mais baratos):
![[featured]Normalização Normalização](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNEhc8Q08XDKEG79QjTNaQl-EZ7TsO3Xhoe3QwQbjfs5jUtDs-UtUeO_fAryJG2TjzD07XXQUMxv1gg0CP9IRFiLZOwjRUJ2wj2P_LEDFaUlAh16-nQPbivOpC6tjT6POmy1Innk87F_qm/s320-rw/Tratamento+de+Normaliza%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg)


Comentários