Máquina de ensaio de tração

Máquina de ensaio de tração

Introdução

O ensaio de tração é normalmente realizado por uma máquina universal de ensaios. Ela se chama de universal porque também realiza ensaios de compressão e dobramento.

Veja abaixo um desenho da máquina universal e dos seus componentes.

Máquina de ensaio de tração - universal
  • [message]
    • ##exclamation-circle## Atenção
      • Este artigo pressupõe que você tem conhecimentos básicos sobre o ensaio de tração. Siga o link para saber mais sobre este ensaio mecânico.
A função dessas máquinas é gerar um diagrama de carga versus deslocamento. De posse do diagrama, podemos manualmente calcular a tensão de escoamento com lápis e régua ou com um software.

É calculado também:
  • Módulo de Elasticidade E;
  • Tensão de ruptura;
  • Alongamento total.

Exemplo de máquina de ensaio de tração

Máquina de ensaio de tração

Tipos de maquina de ensaio de tração

As máquinas de ensaio de tração podem ser eletromecânicas ou hidráulicas. A diferença é a forma como a força é aplicada.

Isso serve para diferenciar máquinas de carregamento estático e dinâmico.

Máquinas eletromecânicas

O funcionamento é baseado em um motor elétrico de velocidade variável, um sistema de engrenagens de redução e um ou vários parafusos que movimentam o cabeçote para cima ou para baixo.

Estes movimentos na vertical permitem executar testes de tração e compressão.

As velocidades do cabeçote podem ser modificadas pela velocidade do motor. Um sistema pode ser adaptado para controlar com mais precisão a velocidade do cabeçote.

Máquinas hidráulicas

Máquinas hidráulicas para testes de tração são baseadas no movimento de um pistão de atuação simples ou dual. Esse pistão aciona o cabeçote para cima ou para baixo.

No entanto, a maioria das máquinas para teste estático existe apenas um pistão de ação simples.

Máquinas eletromecânicas X máquinas hidráulicas

As máquinas eletromecânicas permitem uma gama maior de velocidades e deslocamentos do cabeçote, enquanto as máquinas hidráulicas permitem gerar maiores forças de carregamento.

Fixação do corpo de prova na maquina de ensaio de tração

O corpo de prova deve concentrar as tensões na parte útil do CP (corpo de prova). Por isso o teste exige um formato bem específico de corpo de prova. Caso o mesmo não tenha sido bem preparado com cuidado, o mesmo poderá até mesmo quebrar fora da região de teste (parte útil), acarretando assim na invalidação do teste.

Além disso, deve-se assegurar que os instrumentos de medição usados para a tomada de dimensões estejam devidamente calibrados e na validade.

A forma da curva obtida pelo ensaio pode ser afetada pela velocidade do carregamento. Isso acontece pois alguns materiais podem apresentar um significativo aumento da resistência à tração quando estas velocidades de carregamento são aumentadas.

Com a introdução dos sistemas de teste com computador, as cargas podem acidentalmente zeradas, resultando em leituras menores para as tensões.

Para evitar este erro devemos fixar o corpo de prova na morsa superior, zerar a carga, e somente depois fixar a extremidade inferior.

Fixação do corpo de prova na maquina de ensaio de tração
Fixação do corpo de prova na maquina de ensaio de tração
O corpo de prova deve estar perfeitamente alinhado na máquina de ensaio de tração, durante a realização dos ensaios. Isso deve ser feito com cuidado durante a fixação do cp nas garras da máquina de ensaio.

Caso isso não seja feito, surgirá um estado triaxial de tensões inviabilizando o ensaio (Resultados encontrados irreais), e um novo teste será necessário.

COMENTÁRIOS

Google

Quem é Gelson Luz?


Me siga nas redes sociais: Instagram ou Twitter ou pesquise por "Gelson Luz" no seu navegador.
Nome

Aço Carbono,27,Aço Cromo,2,Aço Cromo Molibdênio,3,Aço Cromo Níquel Molibdênio,6,Aço Cromo Vanádio,1,Aço Inoxidável,11,Aço Manganês,1,Afinidade-Eletronica,87,AISI,11,ASTM,72,Calor Específico,30,Calor-Fusao,93,Calor-Vaporizacao,96,Composição Química,138,Condutividade-Eletrica,79,Condutividade-Termica,104,Densidade,240,Dilatacao-Termica,85,Distribuicao-Eletronica,109,Elementos-Quimicos,109,Eletronegatividade,102,Energia-de-Ionizacao,102,Ensaios Destrutivos,14,Estados-de-Oxidacao,104,Estrutura-Cristalina,95,Familia,78,Grupo,109,Isotopos,109,Livros,3,Massa Específica,14,Massa-Atômica,137,Massa-Molar,65,Massa-Molecular,46,Modulo-de-Elasticidade,81,Numero-Atomico,109,Periodo,106,Peso Específico,87,Ponto-de-Ebulição,140,Ponto-de-Fusão,164,Potencial-de-Ionizacao,101,Propriedades,7,Químicas,20,Raio-Atomico,86,Raio-Covalente,87,Raio-Ionico,78,SAE 10XX,24,SAE 13XX,1,SAE 41XX,3,SAE 43XX,2,SAE 5XXX,2,SAE 61XX,1,SAE 86XX,3,SAE 93XX,1,Simbolo-Quimico,109,Termos Técnicos,30,Valencia,98,Viscosidade,49,Volume-Atomico,94,
ltr
item
Materiais: Máquina de ensaio de tração
Máquina de ensaio de tração
https://1.bp.blogspot.com/-0AlfGQ6iIbE/WeOkTDrKcLI/AAAAAAAABMY/R0_5GGeV7Lc5dhzTvkQdQ7Yw8rr_Jd-9ACLcBGAs/s320/Maquina%2Bde%2Bensaio%2Bde%2Btracao%2B2.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-0AlfGQ6iIbE/WeOkTDrKcLI/AAAAAAAABMY/R0_5GGeV7Lc5dhzTvkQdQ7Yw8rr_Jd-9ACLcBGAs/s72-c/Maquina%2Bde%2Bensaio%2Bde%2Btracao%2B2.jpg
Materiais
https://www.materiais.gelsonluz.com/2017/10/maquina-de-ensaio-de-tracao.html
https://www.materiais.gelsonluz.com/
https://www.materiais.gelsonluz.com/
https://www.materiais.gelsonluz.com/2017/10/maquina-de-ensaio-de-tracao.html
true
7042743288249888548
UTF-8
TODOS OS ARTIGOS FORAM CARREGADOS NENHUM ARTIGO ENCONTRADO VER TODOS LerMais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS ARTIGOS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS NENHUM ARTIGO SATISFAZ A SUA BUSCA INÍCIO Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no próprio link que você compartilhou Copiar todo código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Índice