Ensaio de Dureza Rockwell ūüí™ {Atualizado em 2021}

Ensaio de Dureza Rockwell
  • [message]
    • ##exclamation-circle## Aten√ß√£o
      • Este artigo pressup√Ķe que voc√™ tem conhecimentos b√°sicos sobre o ensaio de dureza. Siga o link para ter informa√ß√Ķes mais b√°sicas sobre ele.
O método de dureza Rockwell, representado pelo símbolo HR (Hardness Rockwell), leva em consideração a profundidade que o penetrador chegou descontando a recuperação elástica (com a retirada da carga maior).

Nesse método, o resultado é lido diretamente na máquina de ensaio. Além da rapidez maior, este método elimina o possível erro de medição que depende do operador.

Os penetradores do ensaio de dureza Rockwell podem ser:
  • Tipo esf√©rico, que √© uma esfera de a√ßo temperado;
  • Tipo c√īnico, um cone de diamante com conicidade de 120¬ļ.

Etapas do Ensaio

O método é realizado em três etapas.

  1. Na primeira etapa, o corpo de prova recebe a uma pré-carga, garantindo contato do penetrador com a superfície a ser ensaiada.
  2. Na segunda etapa, aplica-se a carga maior que, somada à pré-carga, resulta na carga total ou carga nominal do ensaio.
  3. Na terceira etapa, retira-se a carga.
Neste momento, a profundidade da impress√£o √© dada diretamente no mostrador sob forma de um n√ļmero de dureza, lido em uma escala apropriada ao penetrador e √† carga utilizada.

Sequência de ensaio dureza Rockwell
Sequência de ensaio dureza Rockwell

Cargas

A dureza Rockwell é subdividida em dois grupos: Rockwell normal e Rockwell superficial. A diferença entre os dois é basicamente a carga utilizada para a realização do ensaio.

Os métodos de dureza Rockwell normal e superficial empregam várias escalas independentes, que devem ser selecionadas de acordo com a aplicação, conforme se pode ver nos quadros a seguir:

Escala de dureza rockwell e aplica√ß√Ķes
Escala de dureza rockwell e aplica√ß√Ķes

As escalas mais aplicadas para dureza Rockwell normal s√£o B, C, e A. Para dureza superficial, as mais utilizadas s√£o N e T.

Representação dos Resultados

O n√ļmero de dureza Rockwell deve ser seguido pelo s√≠mbolo HR, com um sufixo que indique a escala utilizada. 

Por exemplo, a interpreta√ß√£o do resultado 64HRC indica um valor de 64 na escala de dureza Rockwell C. Esse n√ļmero de dureza obtido no ensaio Rockwell corresponde a um valor sem significado f√≠sico (adimensional), ao contr√°rio da dureza Brinell.

Cuidados Especiais

Alguns cuidados devem ser observados quando da preparação do ensaio Rockwell a fim de garantir resultados satisfatórios.

O primeiro ensaio serve para posicionar corretamente o penetrador. Por isso n√£o considere o resultado antes da troca do penetrador.

Devemos:
  • Verificar se a pe√ßa e a mesa de apoio do dur√īmetro est√£o limpas e bem assentadas uma sobre a outra;
  • Certificar que o penetrador tenha um certo perpendicularismo em rela√ß√£o √† pe√ßa, com desvio m√°ximo de sete graus.
  • N√£o deve haver batida, choque ou vibra√ß√Ķes durante a aplica√ß√£o da carga. Os dur√īmetros s√£o providos de um sistema de amortecedor hidr√°ulico.
Quando se realiza um ensaio em que a dureza do material a ser ensaiado é desconhecida, deve-se utilizar uma escala alta de dureza para evitar danos no penetrador.

O ensaio de dureza de pe√ßas cil√≠ndricas exige aten√ß√£o especial pois √© preciso fazer corre√ß√Ķes.

Devemos adicionar determinados valores aos resultados obtidos através da leitura do mostrador.

A espessura mínima do material a ser ensaiado deve ser 10 vezes maior que a profundidade da mossa (buraco, vazio) provocada no ensaio.

Equipamento

O equipamento de dureza Rockwell √© constitu√≠do por um sistema de aplica√ß√£o de for√ßa, por um penetrador c√īnico de diamante com 120¬ļ de conicidade ou esf√©rico com di√Ęmetros variados, e ainda por um rel√≥gio comparador para medi√ß√£o da profundidade da impress√£o.

Existem dois métodos para verificar a calibração da máquina.

O primeiro método de calibração consiste na verificação da capacidade do equipamento para cada uma das cargas do penetrador. Depois realizamos um teste de desempenho com a elaboração de um plano de medição de profundidade.

O segundo método de calibração requer a verificação periódica por meio de medição de dureza em bloco padrão correspondente a escala e ao nível de dureza nos quais a máquina será utilizada.

O dur√īmetro √© aprovado para uso quando os resultados estiverem dentro dos limites de toler√Ęncia dos valores de dureza em rela√ß√£o aos blocos padr√£o (aos quais est√£o vinculados).

Outros métodos de ensaio de dureza

Saiba mais em:

Coment√°rios

Google

Redes sociais: Instagram e Twitter.
Nome

A√ßo Carbono,27,A√ßo Cromo,2,A√ßo Cromo Molibd√™nio,3,A√ßo Cromo N√≠quel Molibd√™nio,6,A√ßo Cromo Van√°dio,1,A√ßo Inoxid√°vel,11,A√ßo Mangan√™s,1,Afinidade-Eletronica,87,AISI,11,ASTM,72,Calor Espec√≠fico,30,Calor-Fusao,93,Calor-Vaporizacao,96,Composi√ß√£o Qu√≠mica,138,Condutividade-Eletrica,79,Condutividade-Termica,104,Densidade,240,Dilatacao-Termica,85,Distribuicao-Eletronica,109,Elementos-Quimicos,109,Eletronegatividade,102,Energia-de-Ionizacao,102,Ensaios Destrutivos,14,Estados-de-Oxidacao,104,Estrutura-Cristalina,95,Familia,78,Grupo,109,Isotopos,109,Livros,3,Massa Espec√≠fica,14,Massa-At√īmica,137,Massa-Molar,65,Massa-Molecular,46,Modulo-de-Elasticidade,81,Numero-Atomico,109,Periodo,106,Peso Espec√≠fico,87,Ponto-de-Ebuli√ß√£o,140,Ponto-de-Fus√£o,164,Potencial-de-Ionizacao,101,Propriedades,8,Qu√≠micas,20,Raio-Atomico,86,Raio-Covalente,87,Raio-Ionico,78,SAE 10XX,24,SAE 13XX,1,SAE 41XX,3,SAE 43XX,2,SAE 5XXX,2,SAE 61XX,1,SAE 86XX,3,SAE 93XX,1,Simbolo-Quimico,109,Termos T√©cnicos,30,Valencia,98,Viscosidade,49,Volume-Atomico,94,
ltr
item
Materiais (PT): Ensaio de Dureza Rockwell ūüí™ {Atualizado em 2021}
Ensaio de Dureza Rockwell ūüí™ {Atualizado em 2021}
https://4.bp.blogspot.com/--btDlZiPeBo/WifzIf3RmgI/AAAAAAAABZ4/sYiOD9LyYgI4r1D2Crt0n0EO1aOESdHywCLcBGAs/s320/Ensaio%2Bde%2BDureza%2BRockwell.jpg
https://4.bp.blogspot.com/--btDlZiPeBo/WifzIf3RmgI/AAAAAAAABZ4/sYiOD9LyYgI4r1D2Crt0n0EO1aOESdHywCLcBGAs/s72-c/Ensaio%2Bde%2BDureza%2BRockwell.jpg
Materiais (PT)
https://www.materiais.gelsonluz.com/2017/12/ensaio-de-dureza-rockwell.html
https://www.materiais.gelsonluz.com/
https://www.materiais.gelsonluz.com/
https://www.materiais.gelsonluz.com/2017/12/ensaio-de-dureza-rockwell.html
true
7042743288249888548
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por In√≠cio P√°ginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOC√ä TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Ter√ßa Quarta Quinta Sexta S√°bado Dom Seg Ter Qua Qui Sex S√°b Janeiro Fevereiro Mar√ßo Abril Maio Junho July Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atr√°s $$1$$ minutes ago 1 hora atr√°s $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conte√ļdo √© exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua pr√≥pria postagem na rede social. Copiar todo o c√≥digo Selecionar todo o c√≥digo Todos os c√≥digos foram copiados √ćndice