Ensaio de Dureza Rockwell

Ensaio de Dureza Rockwell
  • [message]
    • ##exclamation-circle## Atenção
      • Este artigo pressupõe que você tem conhecimentos básicos sobre o ensaio de dureza. Siga o link para ter informações mais básicas sobre ele.
O método de dureza Rockwell, representado pelo símbolo HR (Hardness Rockwell), leva em consideração a profundidade que o penetrador chegou descontando a recuperação elástica (com a retirada da carga maior).

Nesse método, o resultado é lido diretamente na máquina de ensaio. Além da rapidez maior, este método elimina o possível erro de medição que depende do operador.

Os penetradores do ensaio de dureza Rockwell podem ser:
  • Tipo esférico, que é uma esfera de aço temperado;
  • Tipo cônico, um cone de diamante com conicidade de 120º.

Etapas do Ensaio

O método é realizado em três etapas.

  1. Na primeira etapa, o corpo de prova recebe a uma pré-carga, garantindo contato do penetrador com a superfície a ser ensaiada.
  2. Na segunda etapa, aplica-se a carga maior que, somada à pré-carga, resulta na carga total ou carga nominal do ensaio.
  3. Na terceira etapa, retira-se a carga.
Neste momento, a profundidade da impressão é dada diretamente no mostrador sob forma de um número de dureza, lido em uma escala apropriada ao penetrador e à carga utilizada.

Sequência de ensaio dureza Rockwell
Sequência de ensaio dureza Rockwell

Cargas

A dureza Rockwell é subdividida em dois grupos: Rockwell normal e Rockwell superficial. A diferença entre os dois é basicamente a carga utilizada para a realização do ensaio.

Os métodos de dureza Rockwell normal e superficial empregam várias escalas independentes, que devem ser selecionadas de acordo com a aplicação, conforme se pode ver nos quadros a seguir:

Escala de dureza rockwell e aplicações
Escala de dureza rockwell e aplicações

As escalas mais aplicadas para dureza Rockwell normal são B, C, e A. Para dureza superficial, as mais utilizadas são N e T.

Representação dos Resultados

O número de dureza Rockwell deve ser seguido pelo símbolo HR, com um sufixo que indique a escala utilizada. 

Por exemplo, a interpretação do resultado 64HRC indica um valor de 64 na escala de dureza Rockwell C. Esse número de dureza obtido no ensaio Rockwell corresponde a um valor sem significado físico (adimensional), ao contrário da dureza Brinell.

Cuidados Especiais

Alguns cuidados devem ser observados quando da preparação do ensaio Rockwell a fim de garantir resultados satisfatórios.

O primeiro ensaio serve para posicionar corretamente o penetrador. Por isso não considere o resultado antes da troca do penetrador.

Devemos:
  • Verificar se a peça e a mesa de apoio do durômetro estão limpas e bem assentadas uma sobre a outra;
  • Certificar que o penetrador tenha um certo perpendicularismo em relação à peça, com desvio máximo de sete graus.
  • Não deve haver batida, choque ou vibrações durante a aplicação da carga. Os durômetros são providos de um sistema de amortecedor hidráulico.
Quando se realiza um ensaio em que a dureza do material a ser ensaiado é desconhecida, deve-se utilizar uma escala alta de dureza para evitar danos no penetrador.

O ensaio de dureza de peças cilíndricas exige atenção especial pois é preciso fazer correções.

Devemos adicionar determinados valores aos resultados obtidos através da leitura do mostrador.

A espessura mínima do material a ser ensaiado deve ser 10 vezes maior que a profundidade da mossa (buraco, vazio) provocada no ensaio.

Equipamento

O equipamento de dureza Rockwell é constituído por um sistema de aplicação de força, por um penetrador cônico de diamante com 120º de conicidade ou esférico com diâmetros variados, e ainda por um relógio comparador para medição da profundidade da impressão.

Existem dois métodos para verificar a calibração da máquina.

O primeiro método de calibração consiste na verificação da capacidade do equipamento para cada uma das cargas do penetrador. Depois realizamos um teste de desempenho com a elaboração de um plano de medição de profundidade.

O segundo método de calibração requer a verificação periódica por meio de medição de dureza em bloco padrão correspondente a escala e ao nível de dureza nos quais a máquina será utilizada.

O durômetro é aprovado para uso quando os resultados estiverem dentro dos limites de tolerância dos valores de dureza em relação aos blocos padrão (aos quais estão vinculados).

Outros métodos de ensaio de dureza

Saiba mais em:

Comentários

Nome

Aço Carbono,27,Aço Cromo,2,Aço Cromo Molibdênio,3,Aço Cromo Níquel Molibdênio,6,Aço Cromo Vanádio,1,Aço Inoxidável,11,Aço Manganês,1,Afinidade-Eletronica,87,AISI,11,ASTM,72,Calor Específico,30,Calor-Fusao,93,Calor-Vaporizacao,96,Composição Química,138,Condutividade-Eletrica,79,Condutividade-Termica,104,Densidade,240,Dilatacao-Termica,85,Distribuicao-Eletronica,109,Elementos-Quimicos,109,Eletronegatividade,102,Energia-de-Ionizacao,102,Ensaios Destrutivos,14,Estados-de-Oxidacao,104,Estrutura-Cristalina,95,Familia,78,Grupo,109,Isotopos,109,Livros,3,Massa Específica,14,Massa-Atômica,140,Massa-Molar,65,Massa-Molecular,46,Modulo-de-Elasticidade,81,Numero-Atomico,109,Periodo,106,Peso Específico,87,Ponto-de-Ebulição,140,Ponto-de-Fusão,164,Potencial-de-Ionizacao,101,Propriedades,7,Químicas,20,Raio-Atomico,86,Raio-Covalente,87,Raio-Ionico,78,SAE 10XX,24,SAE 13XX,1,SAE 41XX,3,SAE 43XX,2,SAE 5XXX,2,SAE 61XX,1,SAE 86XX,3,SAE 93XX,1,Simbolo-Quimico,109,Termos Técnicos,30,Valencia,98,Viscosidade,49,Volume-Atomico,94,
ltr
item
Materiais: Ensaio de Dureza Rockwell
Ensaio de Dureza Rockwell
https://4.bp.blogspot.com/--btDlZiPeBo/WifzIf3RmgI/AAAAAAAABZ4/sYiOD9LyYgI4r1D2Crt0n0EO1aOESdHywCLcBGAs/s320/Ensaio%2Bde%2BDureza%2BRockwell.jpg
https://4.bp.blogspot.com/--btDlZiPeBo/WifzIf3RmgI/AAAAAAAABZ4/sYiOD9LyYgI4r1D2Crt0n0EO1aOESdHywCLcBGAs/s72-c/Ensaio%2Bde%2BDureza%2BRockwell.jpg
Materiais
https://www.materiais.gelsonluz.com/2017/12/ensaio-de-dureza-rockwell.html
https://www.materiais.gelsonluz.com/
https://www.materiais.gelsonluz.com/
https://www.materiais.gelsonluz.com/2017/12/ensaio-de-dureza-rockwell.html
true
7042743288249888548
UTF-8
Todos os artigos carregados. Nenhum artigo encontrado. Ver Todos Ler mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos Recomendado para você Tags Arquivo Procurar Todos os artigos Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo Passo 1: Compartilhe na sua rede social. Passo 2: Clique no link da sua própria postagem na sua rede social. Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy