- [message]
- ##exclamation-circle## Atenção
- Este artigo pressupõe que você tem conhecimentos básicos sobre o ensaio de dureza. Siga o link para ter informações mais básicas sobre ele.
O método de dureza Rockwell, representado pelo símbolo HR (Hardness Rockwell), leva em consideração a profundidade que o penetrador chegou descontando a recuperação elástica (com a retirada da carga maior).
Nesse método, o resultado é lido diretamente na máquina de ensaio. Além da rapidez maior, este método elimina o possível erro de medição que depende do operador.
Os penetradores do ensaio de dureza Rockwell podem ser:
- Tipo esférico, que é uma esfera de aço temperado;
- Tipo cônico, um cone de diamante com conicidade de 120º.
Etapas do Ensaio
O método é realizado em três etapas.
- Na primeira etapa, o corpo de prova recebe a uma pré-carga, garantindo contato do penetrador com a superfície a ser ensaiada.
- Na segunda etapa, aplica-se a carga maior que, somada à pré-carga, resulta na carga total ou carga nominal do ensaio.
- Na terceira etapa, retira-se a carga.
Neste momento, a profundidade da impressão é dada diretamente no mostrador sob forma de um número de dureza, lido em uma escala apropriada ao penetrador e à carga utilizada.
![]() |
Sequência de ensaio dureza Rockwell |
Cargas
A dureza Rockwell é subdividida em dois grupos: Rockwell normal e Rockwell superficial. A diferença entre os dois é basicamente a carga utilizada para a realização do ensaio.
Os métodos de dureza Rockwell normal e superficial empregam várias escalas independentes, que devem ser selecionadas de acordo com a aplicação, conforme se pode ver nos quadros a seguir:
![]() |
Escala de dureza rockwell e aplicações |
As escalas mais aplicadas para dureza Rockwell normal são B, C, e A. Para dureza superficial, as mais utilizadas são N e T.
Representação dos Resultados
O número de dureza Rockwell deve ser seguido pelo símbolo HR, com um sufixo que indique a escala utilizada.
Por exemplo, a interpretação do resultado 64HRC indica um valor de 64 na escala de dureza Rockwell C. Esse número de dureza obtido no ensaio Rockwell corresponde a um valor sem significado físico (adimensional), ao contrário da dureza Brinell.
Cuidados Especiais
Alguns cuidados devem ser observados quando da preparação do ensaio Rockwell a fim de garantir resultados satisfatórios.
O primeiro ensaio serve para posicionar corretamente o penetrador. Por isso não considere o resultado antes da troca do penetrador.
Devemos:
- Verificar se a peça e a mesa de apoio do durômetro estão limpas e bem assentadas uma sobre a outra;
- Certificar que o penetrador tenha um certo perpendicularismo em relação à peça, com desvio máximo de sete graus.
- Não deve haver batida, choque ou vibrações durante a aplicação da carga. Os durômetros são providos de um sistema de amortecedor hidráulico.
Quando se realiza um ensaio em que a dureza do material a ser ensaiado é desconhecida, deve-se utilizar uma escala alta de dureza para evitar danos no penetrador.
O ensaio de dureza de peças cilíndricas exige atenção especial pois é preciso fazer correções.
Devemos adicionar determinados valores aos resultados obtidos através da leitura do mostrador.
A espessura mínima do material a ser ensaiado deve ser 10 vezes maior que a profundidade da mossa (buraco, vazio) provocada no ensaio.
Equipamento
O equipamento de dureza Rockwell é constituído por um sistema de aplicação de força, por um penetrador cônico de diamante com 120º de conicidade ou esférico com diâmetros variados, e ainda por um relógio comparador para medição da profundidade da impressão.
Existem dois métodos para verificar a calibração da máquina.
O primeiro método de calibração consiste na verificação da capacidade do equipamento para cada uma das cargas do penetrador. Depois realizamos um teste de desempenho com a elaboração de um plano de medição de profundidade.
O segundo método de calibração requer a verificação periódica por meio de medição de dureza em bloco padrão correspondente a escala e ao nível de dureza nos quais a máquina será utilizada.
O durômetro é aprovado para uso quando os resultados estiverem dentro dos limites de tolerância dos valores de dureza em relação aos blocos padrão (aos quais estão vinculados).
Comentários